Comitiva da Indonésia visita Cohab

A comitiva da cidade de Makassar, capital da província de South Sulawesi, uma das ilhas que formam a Indonésia, esteve, nesta sexta-feira, na sede da Cohab, para conhecer os programas desenvolvidos em Curitiba. Foram recebidos pelo presidente, pastor Valdemir Soares, e receberam informações dos técnicos da área de projetos e planejamento.

Liderados pelo prefeito Ilham Arif Sirajuddin, os indonésios estavam interessados nos projetos que a Companhia desenvolve em ocupações irregulares, com obras de urbanização e relocação de famílias das áreas de risco.

De acordo com o prefeito de Makassar, o panorama habitacional na Indonésia é muito semelhante ao do Brasil, com um alto índice de informalidade na moradia e com concentração de carências em áreas onde moram as famílias de mais baixa renda. "Achamos que a experiência de Curitiba no trato com estas questões poderá nos ajudar muito", disse Sirajuddin.

A comitiva da Indonésia, composta por dez pessoas, está há três dias em Curitiba e deve permanecer até meados da próxima semana. Eles estiveram no Ippuc e na Urbs antes de visitar a Cohab e, depois, foram conhecer uma unidade de saúde. Na segunda-feira, eles retornam à Companhia, para visitar áreas onde a Cohab está trabalhando, como as vilas Xapinhal e Terra Santa e o Bairro Novo. Na quarta-feira à tarde, a comitiva será recebida pelo prefeito Beto Richa.

Makassar é a segunda maior cidade da Indonésia e tem uma população de 1,3 milhão de habitantes, que cresce a uma taxa de 3% ao ano. É um importante centro comercial e industrial do país e tem no turismo uma das suas principais fontes de receita.

A visita a Curitiba foi recomendada pela Jica, um organismo de cooperação do governo japonês. Dois técnicos do órgão fazem parte da comitiva, que inclui também técnicos do departamento de planejamento de serviços públicos do governo central, consultores em planejamento urbano e professor da Universidade de Hasanuddin.

Voltar ao topo