Comitê quer fazer de Brasília capital cultural do país

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, assinou hoje portaria criando o Comitê Brasília: Capital Cultural, que será formado por representantes da sociedade civil e dos governos federal e local. O grupo vai elaborar uma agenda cultural diversificada para a cidade ao longo dos próximos cinco anos, quando Brasília completará o cinqüentenário.

Segundo o ministro, o grande desafio é fazer de Brasília a capital da cultura brasileira e espalhar essa característica aos outros estados. "Mostrar aquilo que ela é de fato: os entrepostos étnicos, sociológicos, antropológicos e culturais do país, e fazer disso uma dimensão visível e assumida pelos brasilienses", afirmou Gil.

A programação deverá incluir todos os tipos de atividades culturais, como teatro, dança, exposições, cinema e música. "Uma pesquisa de opinião revelou que grande parte dos brasileiros identifica a Capital pela música, que ocupa uma posição central na percepção que se têm de Brasília, e já ultrapassou a própria arquitetura e urbanismo", afirmou o secretário de Cultura do Distrito Federal e coordenador do comitê, Pedro Bório.

Para o superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do DF, Alfredo Gastal, a agenda irá mesclar a cultura candanga com a nacional, e a erudita com a popular. Gastal informou que uma das primeiras ações a serem realizadas é a elaboração de um site que forneça a toda população brasiliense informações sobre as atividades, além de propor debates e consultas.

O comitê terá 90 dias para apresentar um plano de trabalho e de tarefas ao Ministério da Cultura (MinC). O projeto foi criado pelo MinC e pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal. 

Voltar ao topo