Comissão do Controle Aéreo detecta falta de planejamento

Integrantes da Comissão Externa do Controle do Tráfego Aéreo da Câmara concluíram que os principais problemas apresentados pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Áéreo (Cindacta-1), em Brasília, são a falta de pessoal e de um novo plano de controle de vôos para evitar o congestionamento. A comissão esteve nesta quarta-feira no centro para averiguar as possíveis razões para os atrasos e cancelamentos de vôos.

A deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que esteve na visita, afirmou que não está descartada a proposta de inclusão de mais verbas para o setor aéreo no Orçamento da União ainda em 2007. "O que não pode é colocar em risco a segurança dos vôos por falta de recursos", avaliou.

Sobre o acidente com o vôo 1907 da Gol, que matou 154 pessoas, foi informado aos deputados que a caixa preta do boeing revelou que a aeronave fez vários contatos com a torre em Brasília e não apresentava problemas técnicos.

Falta de pessoal

Os deputados conheceram as instalações, os equipamentos de controle aéreo e tiveram acesso a informações de pessoal do Cindacta-1. De acordo com o relator da comissão, deputado Carlos Willian (PTC-MG), o número de controladores de vôo foi reduzido após o acidente entre o boeing da Gol e o avião particular Legacy, ocorrido em 29 de setembro. Além disso, cada controlador passou a monitorar menos aeronaves. "Realmente é uma deficiência de pessoal, mas também existe um excesso de zelo, vamos dizer assim, para não assumir responsabilidades dos controladores de vôo. Faltou planejamento por parte da Aeronáutica em termos de controladores de vôo."

De acordo com o parlamentar, os comandantes do Cindacta-1 criticaram o relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a crise aérea, divulgado ontem. O relatório aponta falta de planejamento e poucos recursos para a área como causas dos recentes problemas de tráfego aéreo.

Relatório final

Na próxima terça (19), a comissão vai realizar audiência com os representantes dos sindicatos nacionais dos trabalhadores na proteção de vôo e dos pilotos. Também participará da reunião a Confederação Nacional dos Usuários de Transporte Coletivo Rodoviário, Ferroviário e Aéreo (Conut). Na quinta (21), será votado o relatório final.

Voltar ao topo