Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento discute aftosa na terça

Brasília – O surto de febre aftosa detectado em alguns rebanhos bovinos no estado de Mato Grosso do Sul vai ser discutido na terça-feira (8) em reuniões da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. Trata-se de uma audiência pública para a qual foi convidado o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues.

O governo vai liberar R$ 10 milhões para compensar perdas dos produtores rurais que tiveram seus rebanhos afetados pela febre aftosa no Mato Grosso do Sul. O anúncio foi feito na sexta-feira, em Eldorado (MS), pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gabriel Alves Maciel, durante reunião com prefeitos, criadores e funcionários de frigoríficos de cinco cidades da região (Eldorado, Itaquiraí, Mundo Novo, Japorã e Iguatemi) interditadas por causa da doença.

Na quarta-feira (9), o grupo de trabalho interministerial criado pelo governo para discutir propostas que evitem a propagação da febre aftosa no país discutirá as reivindicações apresentadas na reunião realizada em Eldorado.

Os produtores querem indenização pelas perdas na produção de leite, a recomposição da renda dos pequenos proprietários, a criação de uma linha de crédito emergencial e auxílio-desemprego para os funcionários de três frigoríficos da região atingidos pela crise.

Voltar ao topo