Com Ronaldinho no banco, Brasil faz último jogo do ano

A seleção brasileira encerra nesta quarta-feira (15) uma temporada marcada pelo fracasso na Copa do Mundo, competição em que chegou como a grande favorita mas não passou da quarta-de-final. Enfrenta a Suíça às 17h30 (horário de Brasília), em amistoso no Estádio Saint Jakobs, na Basiléia, em mais um "teste da nova era" – a Globo transmite ao vivo.

Dunga, o técnico que substituiu Carlos Alberto Parreira após o vexame nos gramados da Alemanha, prossegue suas experiências. Nesta quarta-feira, por exemplo, dá chance ao volante Fernando, do Bordeaux francês, que estréia na seleção principal. Ronaldinho Gaúcho, porém, fica no banco, apesar de ter superado a má fase que o acompanhou nos últimos meses.

Dunga comanda a equipe brasileira pela sexta vez – quatro vitórias e um empate nas cinco partidas anteriores – e nesta terça-feira disse aos jornalistas europeus que o Brasil precisa, além de vencer, dar espetáculo quando joga. "Eu acredito que, quando se joga melhor, se ganha. É preciso ter equilíbrio entre os setores, mas quando uma equipe encontra esse equilíbrio, geralmente consegue dar espetáculo e vencer”, avisou o treinador. "Os jogadores brasileiros gostam disso. De divertir, de se divertirem e de dar espetáculo.

Tal declaração chamou a atenção dos jornalistas, por contrastar com o discurso usado diversas vezes por Parreira, para quem era preferível ganhar as competições do que jogar bonito. Na Alemanha, o Brasil não fez nenhuma coisa nem outra.

Última impressão

Talvez por isso, jogadores como Kaká e Ronaldinho Gaúcho, que fizeram parte do grupo que foi à Copa, adotaram o mesmo discurso na Basiléia. Para eles, é importante que o Brasil termine bem a temporada.

"O ano não foi bom para a seleção. Uma boa atuação é importante nesse último amistoso", defende Kaká. "Queremos terminar o ano de uma maneira bonita”, acrescentou Ronaldinho.

No entanto, enquanto Kaká está escalado desde o início, Ronaldinho não começará a partida. Dunga admite que o craque do Barcelona já recuperou a forma física, mas nem assim se convenceu a escalá-lo desde o início. "Ronaldinho vai aguardar a oportunidade dele", preferiu o treinador da seleção.

Para Dunga, a Suíça vai ser um adversário dificílimo para a seleção. Ele lembrou que os suíços foram eliminados da Copa do Mundo nas oitavas-de-final sem sofrer um gol sequer. "É uma equipe que se defende muito bom, joga com aplicação e tem boa definição tática. Precisamos ter cuidado”, analisou o treinador brasileiro.

A equipe européia é praticamente a mesma que esteve na Alemanha. Já o Brasil de hoje tem poucos jogadores que participaram da última Copa. Além de Kaká e Ronaldinho, Dunga chamou para este amistoso o goleiro Júlio César, os zagueiros Juan e Luisão e o atacante Robinho.

Ficha técnica:

Suíça: Zuberbühler; Degen, Djourou, Müller e Magnin; Vogel, Barnetta, Cabanas e Wicky; Yakin e Frei. Técnico: Josef Hickersberger

Brasil: Helton; Maicon, Luisão, Juan e Adriano; Fernando, Dudu Cearense, Elano e Kaká; Robinho e Rafael Sóbis. Técnico: Dunga

Juiz: Não divulgado.
Horário: 17h30 (Brasília).
Local: Estádio Saint Jakobs, na Basiléia (SUI).

Voltar ao topo