Com estado de saúde piorado, Telê Santana é submetido a uma traqueostomia

Telê Santana precisou ser submetido na tarde desta terça-feira a uma traqueostomia – procedimento em que é feita uma incisão na traquéia para auxiliar a respiração do paciente. O ex-treinador de 74 anos está internado desde o último dia 25 de março no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte.

Aos 74 anos, Telê está internado em estado grave, respira com ajuda de aparelhos e apresenta um quadro de infecção abdominal e pulmonar. O boletim, divulgado no final da tarde desta terça-feira e assinado pelo médico José Olinto Pimenta Figueiredo, informa, no entanto, que a traqueostomia é um "procedimento de rotina em entubações prolongadas".

De acordo com o boletim, "as evidências clínicas e laboratoriais são de melhora do processo infeccioso" e as funções vitais paciente permanecem preservadas. "Continua em uso de antibióticos venosos, de anticoagulantes e das medicações usuais de uso contínuo prévio. Mantemos observação estreita do abdômen, que apresenta sinais de melhora lenta, porém progressiva", concluiu o médico.

Ex-jogador de sucesso, Telê também brilhou como treinador. Comandou o São Paulo na conquista do bicampeonato mundial (92 e 93) e disputou duas Copas do Mundo como técnico da seleção brasileira (82 e 86). Ele tem a saúde debilitada desde 1996, quando sofreu um derrame. Em 2003, teve que amputar parte de uma perna por causa de complicações circulatórias.

Voltar ao topo