Com 40% mais passageiros, Ano Novo teve metade dos atrasos do Natal

Após a portaria baixada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) baixar uma portaria com medidas de emergência para enfrentar a crise da aviação civil, caiu pela metade o número de atrasos nos vôos. Segundo boletim divulgado pela Anac, o número de atrasos nos dias que antecederam o Ano Novo (29 a 31 de dezembro) foi 50% menor que o dos dias anteriores ao Natal (23 a 25 de dezembro). O pacote de medidas foi anunciado entre os dois períodos, no dia 28.

A redução de atrasos, segundo a Anac, não foi causada pela redução do número de vôos. Ao contrário, a agência registrou um movimento de passageiros 40% maior no Ano Novo, em comparação com o Natal.

Durante o período do Natal, um em cada três vôos teve atraso (33%) e um em cada dez foi cancelado (11,7%). Os dados de atrasos e cancelamentos no período do Ano Novo não constam no relatório da Anac.
 
Segundo a Anac, 410 mil pessoas viajaram nos dias que antecederam o Ano Novo, contra 293 mil no período do Natal. Os números da agência consideram a soma das empresas aéreas BRA, Gol, TAM, Varig e Oceanair. A TAM foi a empresa que mais transportou passageiros, mais de 398 mil, nos dois períodos de festividades. O número de passageiros, que usaram o avião como meio de transporte para o Natal e Ano Novo, somam mais de 703 mil.

A portaria do dia 28 proibiu o cancelamento de vôos até o dia 2, a chamada mudança de malha feita pelas companhias aéreas em casos de pouca procura por determinados vôos. A portaria também exigia garantia de atendimento de todo passageiro com bilhete, proibe novos vôo fretados, os chamados vôos charter; determina a confrontação de dados passados pelas companhias aéreas; e uniformiza as informações dadas aos usuários, seja por meio dos painéis eletrônicos, ou nos balcões.

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