Colégio Pedro Macedo realiza mostra cultural para alunos

O Colégio Estadual Pedro Macedo de Curitiba está promovendo até este sábado (29) a II Mostra de Vivência Cultural com a participação de mais 20 escolas públicas e particulares. O evento é voltado aos alunos, professores e toda a comunidade, com a finalidade de desenvolver atividades culturais com mais de 40 oficinas.

A diretora geral da escola, Edilaine Regina Trein, aposta na integração dos alunos de outras instituições de ensino que são parceiros na realização da Mostra. Neste ano, a escola conseguiu a adesão de outras escolas públicas e particulares. ?Abrimos um salão na escola dedicado somente à exposição dos trabalhos dos alunos e outro dedicado somente às oficinas?, definiu.

A inspiração para elaborar a mostra, de acordo com a diretora, veio após o retorno de alunos e professores que participaram do primeiro Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera), realizado na cidade de Paranaguá. ?A repercussão positiva da participação dos alunos no Fera foi tão grande na escola, que então decidimos estender aos demais alunos e à comunidade?, afirmou Edilaine. A diretora informou que o evento movimenta durante todo o ano letivo a escola e a mostra é resultado desse trabalho. ?Nosso alvo neste projeto é o aluno que vai desenvolver o prazer pela escola, com isso torna-se mais participativo e mais dedicado?, garantiu.

A Mostra de Vivência Cultural já faz parte do calendário escolar. Um diferencial do evento é que a mostra é organizada em conjunto, por alunos e professores. ?Gosto de arte e gosto de colaborar com o colégio. O evento uniu o útil ao agradável?, afirmou Diego Rodrigo Mattos, 15 anos, que atua como monitor-chefe durante o evento. A aluna Emanuela Lima Silveira participa da apresentação de peças de teatro e considera o projeto muito bom para a escola. ?Os professores se empenham muito e movimentam toda a escola para que nós possamos expressar a nossa arte?, afirmou.

O evento conta com oficinas de arte, apresentações de música, dança, teatro , além de exposições e instalações artísticas. A Mostra será encerrada neste sábado, às 18h30, com o espetáculo ?Aconteceu lá na Grécia?, uma livre adaptação de mitos gregos, com direção de Sálvio Nienkotter e Patrícia Braga. A encenação será feita por alunos da própria escola.

Homenagens

A solenidade de abertura, que aconteceu na noite de quarta-feira (26), teve a apresentação do professor de música Otávio Camargo, que declamou trechos de ?Os Lusíadas? ao som de composições de Johann Sebastian Bach e com a apresentação do grupo de Ballet Coppelia.

A abertura da segunda edição de mostra cultural foi marcada por diversas homenagens. A escola trouxe a viúva de Pedro Macedo, dona Maria de Lourdes Macedo para receber uma placa alusiva ao evento e que, neste ano, recebeu o nome que também é o do colégio. ?Um dos motivos dessa homenagem é que no próximo ano a escola Pedro Macedo completa 50 anos de existência?, informou a diretora da instituição.

Outra homenagem foi dedicada a professora da escola Cristiane Barbosa Mani, falecida há 45 dias. O nome da professora que lecionava Química foi dado ao laboratório do Colégio. Os pais da professora receberam uma pintura do retrato da professora. Durante toda solenidade de abertura, Pedro Macedo e Cristina Mani foram homenageados em discursos por professores, alunos e ex-alunos do colégio Pedro Macedo.

Voltar ao topo