CNI/Ibope: avaliação e confiança no governo Lula caem

A avaliação do governo Lula, segundo a pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje, teve uma piora e interrompeu um movimento "de ganhos expressivos" registrado desde março deste ano. A avaliação ótimo/bom caiu de 44% em junho para 40% em julho. A avaliação ruim/péssimo se manteve em 19% e a regular subiu de 36% para 40%.

Segundo a CNI, a queda nos índices de avaliação atinge de maneira homogênea quase todos os extratos da população. As quedas mais expressivas na avaliação do governo Lula aconteceram na região Sudeste, na faixa de escolaridade entre a quinta e oitava série e entre aqueles com idade entre 30 e 39 anos. A pesquisa registra uma melhora na avaliação na região Nordeste e nas faixas de menor escolaridade e renda.

A aprovação do governo Lula também caiu de 60% em junho 55% em julho. A desaprovação ao governo subiu, por sua vez, de 34% para 36%.

A pesquisa também registra uma queda na confiança no presidente Lula. O porcentual dos que afirmaram confiar no presidente caiu de 56% em junho para 52% em julho. Os entrevistados que afirmaram não confiar no presidente subiram de 39% para 43% no mesmo período. O levantamento destaca que a queda na confiança no presidente é maior que a queda verificada na avaliação do governo.

Na comparação entre os governos Lula e Fernando Henrique Cardoso a pesquisa apresenta uma oscilação dentro da margem de erro. Aqueles que consideram o governo Lula melhor que o de Fernando Henrique caiu de 55% em junho para 54% em julho.

O porcentual dos que consideram o governo Lula pior que o de seu antecessor subiram de 18% para 20%, enquanto que aqueles que consideram os dois governos iguais se mantiveram em 23%.

Voltar ao topo