Cientista político diz que vitória de Rebelo foi o fato mais positivo desde Diniz

O cientista político e professor Fábio Wanderley dos Reis, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), afirmou, nesta quinta-feira, que a vitória do novo presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PC do B-SP), foi o fato mais positivo da atuação política do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde o estouro do escândalo Waldomiro Diniz, em 2004.

"Houve um acerto e isso cria um clima muito produtivo e é algo surpreendente em meio a tantos desastres ocorridos ultimamente", disse. Para Reis, o acerto político da administração federal neste episódio deverá suplantar também as críticas de alguns setores pelos instrumentos (liberação de verbas a aliados) que foram usados.

"É bom lembrar que a maneira como isso foi feito não difere da prática adotada pelos governo anteriores. Numa perspectiva realista, isso faz parte do jogo político e, do ponto de vista da opinião pública, isso torna-se algo secundário", emendou.

Ele afirmou acreditar, porém, que, apesar do aspecto construtivo do triunfo de Rebelo para a gestão Lula, o cenário atual de crise não deverá mudar, profundamente, com este episódio.

Reis lembrou que o Poder Executivo ainda enfrenta denúncias e também o acirramento das críticas por parte do PT, cujo balanço das eleições internas mostraram a perda de poder do chamado Campo Majoritário.

Mesmo assim, o cientista político e professor alega que a eleição do candidato do Executivo para a presidência da Câmara dos Deputados deverá ser o início da recomposição de um jogo mais consistente entre situação e oposição.

Voltar ao topo