Chuva melhora abastecimento nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná

A chuva que começou a ocorrer no Paraná trouxe alívio para os sistemas de abastecimento público de água das regiões Oeste e Sudoeste. Em Medianeira, Região Oeste, o rodízio no abastecimento foi suspenso. O volume de água captada aumentou de 63 para 130 litros por segundo, normalizando no sistema.

Na Região Sudoeste, os municípios que estavam sob a ameaça de entrar em rodízio nos próximos dias eram Saudades do Iguaçu, Chopinzinho, Coronel Vivida, Clevelândia, Capanema, Planalto, Santa Izabel do Oeste e Nova Prata do Iguaçu. As chuvas desta semana deram fôlego ao sistema e diminuíram o risco de desabastecimento. De acordo com o gerente regional da Sanepar, Gilberto Bonato, choveu, em média, cerca de 60 mm, sendo uma chuva calma e contínua. ?Isto significa permite a recuperação dos mananciais em 30%, eliminando, por enquanto, o risco de racionamento?, comenta.

Com a chuva dos últimos dias, os mananciais que abastecem as cidades de Capanema, Planalto, Santa Izabel do Oeste, Pranchita e Nova Prata do Iguaçu receberam reforço significativo. Entretanto ainda não é possível descartar a possibilidade do desabastecimento. ?A chuva amenizou a situação, porém não é possível dizer se a recuperação foi suficiente para eliminar o risco do rodízio?, explica Rita Camana, gerente regional da Sanepar em Francisco Beltrão.

Região Metropolitana de Curitiba ? A chuva das últimas horas em Curitiba e Região Metropolitana foi insignificante para o sistema de abastecimento de água. Na região dos mananciais, localizados na Serra do Mar e que formam a reserva de água armazenada nas barragens do Iraí e de Piraquara, a precipitação média foi em torno de 4 mm. Este volume é muito pequeno e, por isso, a Sanepar continua estudando a possibilidade de tornar mais severo o sistema de rodízio implantado em 4 de agosto.

Voltar ao topo