China busca intercâmbio comercial com o Porto de Paranaguá

O diretor do porto chinês de Lianyungang, Fu Huai Kang, esteve nesta quarta-feira visitando o Porto de Paranaguá. Acompanhado de uma comitiva formada por empresários ligados ao setor portuário, Kang foi recebido pelos diretores da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Orsival Francisco (Desenvolvimento Empresarial) e Maria Manuela de Oliveira (Técnica).

O objetivo da visita foi conhecer melhor o Porto de Paranaguá, considerado pelos chineses como um dos principais do mundo. “Nosso propósito é fazer um intercâmbio comercial e futuramente firmar novos negócios. O porto de Paranaguá possui uma localização estratégica muito importante e similar ao porto chinês de Lianyungang”, disse o vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-China do Paraná, James Chen.

Importação

A expectativa dos chineses é importar perto de 12 milhões de toneladas de soja em grão, o dobro do registrado no ano passado, quando foram enviadas àquele país mais de 6 milhões de toneladas do produto. Do volume esperado para importação, os chineses calculam que um terço virá da produção brasileira.

Entre os principais destinos da soja em grão movimentadas pelo Porto de Paranaguá está o mercado chinês, responsável por cerca de 30% da demanda. “Nosso território é quase do mesmo tamanho do Brasil, mas possuímos 1,3 bilhão de habitantes. A cada ano a China aumenta seus negócios com o Brasil, porque considera o país uma importante alternativa de mercado”, salientou Chen.

Voltar ao topo