Certificado do Ensino Médio por meio do Enem

Essa é uma questão polêmica no cenário atual dos vestibulares. Desde 2009, o MEC abriu a possibilidade de obter o certificado de conclusão do Ensino Médio e recebemos todos os dias perguntas sobre como isso funciona e quem pode usufruir desse benefício.

Todos que tenham 18 anos ou mais e não concluíram o Ensino Médio podem fazer o Enem e indicar, no momento da inscrição, uma das instituições certificadoras (secretarias de educação e institutos federais de educação) que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados para emitir o diploma.

Para pedir o certificado de conclusão do Ensino Médio o candidato deve obter pelo menos 400 pontos em cada uma das áreas do conhecimento (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens) e 500 pontos na redação. Não é necessário ter estudado em escola pública nem concluído o Ensino Fundamental.

Veja aqui quais os assuntos que caem na prova do ENEM

Depois de receber o boletim de notas, o candidato terá de ir à instituição certificadora escolhida para pedir a emissão do certificado de conclusão. Esse certificado vale para ingresso em universidades e cursos técnicos. Caso não consiga nota em todas as áreas do conhecimento o candidato também pode solicitar uma declaração de proficiência para eliminar essa disciplina em cursos como os supletivos.

Para mais informações visite o site enem.inep.gov.br/certificacao

Mas muitos dos nossos leitores, que ainda não têm 18 anos e estão no Ensino médio regular, querem saber se vale a pena parar de estudar e usar o Enem só para pegar o diploma? Claro que não! Para cursar uma universidade, além do diploma, é imprescindível uma bagagem maior de conhecimento e cultura que somente se adquire com tempo e estudo. O Enem como possibilidade de conclusão é para quem não teve oportunidade e deseja recuperar o tempo perdido.

Se você pode estudar, estude!

Bons estudos e força na preparação que, em Abril de 2012, tem mais Enem!

Sabrina Simons para o Aprova Concursos