Certificação ambiental nas empresas

Apucarana – A Prefeitura de Apucarana, através dos departamentos de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente, juntamente com os empresários da "Cidade do Trabalho", iniciaram esta semana um importante processo de reuniões para avaliar a situação ambiental das empresas instaladas no complexo. Segundo o levantamento feito pela administração municipal, há 14 empresas que produzem efluentes no processo de produção e praticamente todas produzem algum tipo de resíduo sólido. "Assim sendo, estamos realizando a orientação do condomínio e das empresas, sobre os procedimentos necessários para que sejam atendidos todos os parâmetros ambientais necessários", informa Mateus Falleiros, diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente. De acordo com ele, a Prefeitura de Apucarana está propondo maior união entre os empresários. Também estamos orientando as empresas que necessitam, sobre os procedimentos de licenciamento ambiental. "É válido esclarecer que há casos em que não é necessário esse licenciamento e há empresas já licenciadas", observa Falleiros.

Objetivo

As ações de orientação ambiental na Cidade do Trabalho têm por objetivo adequar as empresas do local, possibilitando a elas a certificação ambiental. "No Plano Ambiental para 2005 do município, realizada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, está prevista a criação de um Selo Verde, que será conquistado pelas empresas que estiverem adequadas às normas ambientais vigentes. Se isso de fato acontecer, será um diferencial para as empresas no mercado, e auxiliará na imagem da empresa perante seus clientes. Além disso, melhorará a qualidade do ambiente, o que é um objetivo primordial da administração municipal", destaca Mateus Falleiros, diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente.

Segundo João Marafigo, técnico do Departamento Municipal de Desenvolvimento Econômico, que também se empenhou em buscar – junto aos empresários – o apoio para esta ação, a direção do condomínio já havia sido oficiada sobre a necessidade de adequações. "E o mais importante, é que eles têm entendimento da importância desta iniciativa. Na reunião desta semana, por exemplo, o sr. Jonas, que administra o condomínio de empresas, ressaltou a importância dos cuidados com o meio ambiente, não apenas pela questão legal envolvida, mas por uma questão de consciência", destaca Marafigo. Segundo ele, como resultado das reuniões, ficou definida a realização de um cadastro preliminar dos resíduos e efluentes produzidos pelas empresas, que vai servir de base para a realização de um estudo e elaboração da proposta de gerenciamento ambiental.

Por sua vez, o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura se prontificou a realizar orientação aos empresários e a solicitar apoio ao Conselho de Meio Ambiente no que for necessário. "Ficamos motivados em ver o interesse dos empresários presentes na reunião, e estamos dispostos a continuar trabalhando nestas parcerias. Esperamos que, a partir de ações como essa, possamos estimular outros setores a estar iniciando procedimentos ambientais semelhantes, que vão resultar em benefícios para todos", completa João Carlos Fernandes, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

Voltar ao topo