Centros em Saúde do Trabalhador recebem apoio dos movimentos sindicais

Uma comitiva dos movimentos sindicais, formada pela Coordenação Federativa de Trabalhadores, CGT e Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, representando 1,5 milhão de trabalhadores paranaenses, garantiu apoio à implantação de seis Centros de Referência em Saúde do Trabalhador no Estado.

?É um fato inédito no Paraná?, disse o secretário de Saúde da Força Sindical, Núncio Mannala. ?Com a criação dos centros iremos chegar a soluções preventivas para a saúde do trabalhador?, comemorou o presidente da Federação do Bancários do Paraná, Gladir Gusso.

O projeto dos centros foi levado pelo secretário da Saúde Cláudio Xavier e pelo diretor do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador Cezar Benoliel ao secretário-chefe da Casa Civil Rafael Iatauro, que irá coordenar o desenvolvimento de políticas que assegurem o controle de riscos e a prevenção de doenças relacionadas ao trabalho. ?O Paraná está resgatando uma dívida histórica em relação à saúde do trabalhador?, afirmou o secretário da Saúde.

A forma de funcionamento, composição e capacitação das equipes, aplicação dos recursos e ações que serão desenvolvidas nos centros vão ser debatidas em seminários. O primeiro encontro foi realizado este mês em Cascavel. Ainda serão feitos seminários em Maringá, Guarapuava, Ponta Grossa, Londrina e Curitiba, cidades que irão sediar os centros.

Voltar ao topo