Centro de pesquisas vai estudar tecnologias para telefonia móvel

Recife – Cerca de 100 pesquisadores de Pernambuco e de outros estados da região Nordeste uniram-se para desenvolver projetos estratégicos e melhorar a área de telefonia móvel. A partir de agora, eles trabalham num laboratório com equipamentos de última geração em um imóvel localizado no bairro do Recife Antigo, próximo ao parque tecnológico Porto Digital.

O prédio histórico foi revitalizado com investimento de R$ 1 milhão da pela empresa multinacional Samsung, que atua no Brasil há 20 anos, no segmento de eletroeletrônicos e tecnologia da informação. A unidade de pesquisa, que vai funcionar em parceria com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R), foi inaugurada hoje (3) pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.

Para ele, o empreendimento vai criar mecanismos de interação entre universidade e empresa. "As empresas no Brasil não têm tradição de fazer pesquisa buscando a inovação. É importante saber que a inteligência está sendo usada para aperfeiçoar produtos e processos", destacou Rezende.

"Nosso desafio é fazer com que haja articulação maior entre empresas e universidades para que pesquisas geradas no ambiente acadêmico possam ser aproveitadas pelas empresas, contribuindo no sentido de gerar riqueza e desenvolvimento."

O ministro acredita que com a regulamentação da nova lei de informática, que deve acontecer nos próximos dias por meio de decreto presidencial, as empresas possam aperfeiçoar os mecanismos de inovação, uma vez que passarão a receber incentivos fiscais para investir pesquisa e desenvolvimento.

De acordo com o superintendente do C.E.S.A.R, Sérgio Cavalcanti entre os projetos a serem desenvolvidos no novo laboratório estão software para celulares na área de entretenimento digital, a exemplo de jogos e outros aplicativos inovadores como cronômetros.

A diretora do Instituto de Desenvolvimento para Informática da Samsung, Vera Bier, disse que o investimento da empresa este ano na área de pesquisa no Norte e Nordeste será superior a R$ 8 milhões.

Voltar ao topo