Censo deve representar economia de R$ 1,2 bilhão para o INSS

A primeira etapa do Censo Previdenciário deve render uma economia de R$ 1,2 bilhão por ano para a Previdência Social, segundo cálculos do ministro da Previdência, Nelson Machado. O valor corresponde a menos de 1% das despesas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), estimadas em R$ 169 bilhões para este ano.

Dos 974 mil aposentados e pensionistas do INSS já convocados para se recadastrar, 183 mil não tinham comparecido até 21 de fevereiro. No dia 3 de abril, quem foi convocado e não estiver cadastrado terá o benefício suspenso. Desse total, o ministro estima que pelo menos 100 mil devem corresponder a casos de fraude ou de benefícios pagos indevidamente. De acordo com o ministro, o recadastramento pode dar pistas sobre quadrilhas que usam cartões de aposentados já falecidos. "Estamos mexendo com grandes interesses", afirmou Machado.

Esta é a primeira vez que a Previdência faz um recadastramento, apesar de existir uma lei de 1991 com essa determinação. Além da economia, o censo deve contribuir para eliminar desvios futuros. Por mais incrível que pareça, a Previdência não possui informações como idade ou endereço de centenas de milhares de beneficiários.

O ministério teme pelos danos de imagem que eventuais casos de benefício suspenso indevidamente poderão provocar ao governo. Por isso todo cuidado está sendo tomado e será dada mais uma oportunidade àqueles que não se cadastraram a tempo. Para reativar um benefício suspenso, basta se cadastrar. Em no máximo 13 dias o dinheiro será liberado.

A primeira fase do censo inclui os casos mais problemáticos de falta de informação e envolve 2,4 milhões de beneficiários (incluindo os 974 mil já citados). Outros 14 milhões serão convocados ao longo do ano. O censo deve estar concluído em abril de 2007.

Call center

O 0800 do INSS, o PrevFone, será substituído por um número de 3 dígitos e passará por uma reformulação. Será feita uma licitação para contratar uma ou mais empresas de call center, com capacidade para mais de 700 atendentes. O serviço deve estar disponível para todo o País até julho. Será possível requerer benefícios e agendar perícias pelo telefone. Dessa forma, o governo espera reduzir filas nos postos.

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