CEF tem nova linha de crédito para as construtoras

A Caixa Econômica Federal (CEF) lançou uma nova linha de crédito para as construtoras, a linha de Apoio à Produção Imobiliária, com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O orçamento inicial é de R$ 360 milhões. O programa foi aprovado pelo Conselho Curador do FGTS no fim do ano passado e anunciado em agosto para começar em 1º de outubro. Com a greve, foi adiado e começou de fato agora, confirmou o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção de São Paulo, José Carlos Molina. Essa era uma antiga reivindicação do setor.

A CEF considera R$ 360 milhões para este ano suficientes para financiar a construção de oito mil novas unidades. A nova linha permitirá o financiamento, direto ao construtor, de até 100% do custo da obra. Em um primeiro momento, a Caixa iria exigir que os empreendimentos tivessem vendido previamente o mínimo de 30% das unidades. Após discussão com o setor, a Caixa decidiu permitir que o empresário consiga financiamento sem ter de iniciar antes as obras ou fazer uma pré -venda dos imóveis, ainda na planta.

As construtoras terão prazo de 60 meses para pagar o empréstimo, com carência de 24 meses e amortização em até 36 meses. Os juros para as construtoras serão de 10,16% ao ano.

Voltar ao topo