CBF muda regulamento do Brasileiro sem avisar aos clubes

A CBF alterou o regulamento do Campeonato Brasileiro na noite de quinta-feira. A entidade mudou dois artigos do texto original e o fato só se tornou público nesta sexta-feira pela manhã.

Pelas alterações, o número de gols marcados na casa do adversário e o número de cartões amarelos e vermelhos recebidos passam a valer como critério de desempate para a conquista do título e de vagas na Copa Libertadores e Sul-Americana. No regulamento original não existiam esses critérios.

Além disso, o Artigo 16 do regulamento, que se refere ao rebaixamento, foi modificado. Isso porque agora, no caso de empate entre duas equipes no número de pontos, haverá a necessidade de um jogo-extra, até quatro dias após a final da competição, em campo neutro a ser decidido pela CBF.

No caso de empate ao fim de 90 minutos, o rebaixado será conhecido por cobranças de pênaltis. No regulamento original não existia o jogo-extra e apenas os critérios de desempate.

Pelo Estatuto do Torcedor o regulamento de uma competição, após ser divulgado, não pode sofrer alterações. (Gazeta Press)

Voltar ao topo