Campeão, São Paulo pode decidir vaga na Libertadores

Campeão brasileiro há duas semanas, o São Paulo chega à última rodada na condição de coadjuvante de luxo na única trama ainda em aberto na competição: a disputa pela última vaga na Libertadores de 2007. O técnico Muricy Ramalho escala neste domingo (03) um time praticamente reserva para enfrentar o Paraná, às 16 horas, em Curitiba. No outro ato desse drama, o Vasco joga contra o Figueirense, no mesmo horário, em Florianópolis.

Com 59 pontos, um a mais que os cariocas, o time paranaense só depende de uma vitória para se classificar pela primeira vez para a principal competição sul-americana de clubes – missão que parece simples, menos diante do campeão, que só perdeu quatro dos 37 jogos que já disputou. Se empatar ou perder, terá de torcer para que o Vasco não vença o jogo em Santa Catarina.

A decisão do São Paulo de escalar reservas e dar férias para todos os titulares, exceto o meia Souza, que deve atuar improvisado como ala-direito, causou polêmica no Rio, embora o técnico do Vasco, Renato Gaúcho, tenha dito que acreditava no potencial do grupo são-paulino..

Do lado do Paraná, Caio Júnior lembrou que seu time já perdeu em casa para reservas – do Flamengo, em outubro, depois que os rivais vinham de uma viagem até o México.

Com o título e o rebaixamento já definidos, o principal objetivo das equipes na última rodada é se despedir de uma forma digna da competição e mostrar à torcida um pouco de esperança para o próximo ano. É o caso, por exemplo, de Fluminense e Palmeiras, que se enfrentam às 16 horas, no Maracanã, uma semana depois de escapar do rebaixamento graças à derrota da Ponte Preta para o Goiás.

O Corinthians só precisa de um empate contra o Juventude, também às 16 horas, no Pacaembu, para se garantir na Copa Sul-Americana. Mas a torcida está mais preocupada com o fim do jogo: o técnico Emerson Leão avisou na sexta-feira que o clube já tem reforços acertados e só espera o Brasileiro acabar para anunciá-los.

No mesmo horário, em Belo Horizonte, o Cruzeiro pode anunciar o futuro do técnico Oswaldo de Oliveira após a partida contra o Botafogo, enquanto, em Campinas, a torcida da Ponte Preta deve vaiar a rebaixada equipe durante a partida contra o Atlético-PR, outro time que ainda não está garantido na Sul-Americana.

Os dois últimos jogos da temporada, às 18h10, colocam frente a frente equipes que jogarão a próxima Libertadores contra times que, em 2007, terão de encarar a dura realidade da Série B: o Grêmio, que ainda pode ser vice-campeão, vai ao Ceará enfrentar o Fortaleza, enquanto o Santos recebe o lanterna Santa Cruz na Vila Belmiro.

Voltar ao topo