Campanha publicitária contra a tuberculose começa a ser veiculada

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (21) campanha publicitária contra a tuberculose. Os 300 mil cartazes e 1 milhão de folderes começam a ser distribuídos no próximo sábado (24), Dia Mundial de Luta contra aTuberculose. Na televisão a campanha vai ao ar de 23 de março a 4 de abril e no rádio, entre 24 e 30 de março.

Durante a cerimônia de lançamento, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lembrou que houve avanços no combate doença no país.

Cerca de 80% dos [315] municípios onde a prevalênciada doença é maior já estão sendo cobertos por essa política, afirmou.

Segundo o ministério, aumentou também a cobertura de tratamento supervisionado no total de municípios que implantaram ações de controle da doença na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa cobertura, que em 2001 não passava de 7%, chegou a 70%, no ano passado.

Outro dado destacado pelo ministro é que o número de pacientes que abandonam o tratamento caiu de 12% em 2001 para6,9%, em 2006.

Esse tratamento dura seis e meses e é absolutamente fundamental que a pessoa o cumpra até o final. Caso isso não seja feito, a bactéria [que causa a tuberculose – bacilo de Koch ] pode apresentar resistência medicação e esse paciente entra na fase crônica, com maior risco de seqüelas e até de vida, afirmou.

Apesar dos avanços, Temporão enfatizou que ainda são registrados 80 mil casos de tuberculose no país por ano, com cerca de 5 mil mortes.

A tuberculose ocorre como doença oportunista em 15% do sportadores de HIV. De acordo com Temporão, para reduzir esses casos é importante manter a integração dos programas de controle da aids e da tuberculose.

Ocoordenador do Programa de Combate Tuberculose do Ministérioda Saúde, Joseney Santos, afirmou que o desafio é identificar precocemente os doentes que eliminam os bacilos ao tossir. A meta é identificar precocemente pelos menos 70% desses doentes e curar 85% deles, afirmou.

A tuberculose é transmitida pelo ar e pode atingir todos os órgãos do corpo, especialmente os pulmões. Os sintomas são tosse por mais de 21 dias, febre, suor noturno, dor no tórax e perda de peso.

Voltar ao topo