Caminhão tomba e derrama 25 mil litros de óleo de soja num banhado

Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) atenderam na manhã desta terça-feira (11), um acidente no quilômetro 15 da BR 277, nas proximidades do município de Paranaguá, e que provocou o vazamento de aproximadamente 25 mil litros de óleo de soja em um banhando próximo ao local.

O caminhão, que transportava 27 mil litros do produto, tombou na pista sentido Curitiba-Paranaguá e teve toda sua lateral rompida, ocasionando o vazamento. Segundo estimativa dos técnicos, em razão do grande volume da carga e da velocidade com que o produto vazou, apenas cerca de 10% foram retidos nas canaletas de escoamento de água da rodovia.

O restante foi retirado por sucção e através da instalação de barreiras de absorção que evitaram a dispersão do produto. Foram coletadas amostras de água e solo do banhando para mensurar o impacto ambiental causado pelo derramamento. Logo após o acidente, metade da pista foi fechada para a remoção do produto, mas no início desta tarde já estava liberada.

O caminhão pertence à Cooperativa dos Transportadores de Cargas do Meio Oeste Catarinense Ltda (Cotramol) e ia da empresa ADM do Brasil, em Joaçaba (SC), para o terminal da Catallini, no Porto de Paranaguá, onde seria exportado.

Em caso de acidentes ambientais envolvendo o transporte de cargas, os três envolvidos são considerados co-responsáveis: a empresa proprietária da carga, transportadora e o receptor da carga. O valor da multa para o acidente será definido após a conclusão da análise das amostras. O resultado deverá ser divulgado em 15 dias.

Voltar ao topo