Câmara analisa projetos sugeridos pela CPI da Biopirataria

Dois projetos de lei sugeridos pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Biopirataria estão sendo analisados pela Câmara. Em seu relatório final, aprovado em 28 de março, a CPI apresentou projeto (PL 6884/06) que altera a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98) para aumentar as penas atuais. A outra proposta (PL 6883/06) atualiza os valores de fiança previstos no Código de Processo Penal. Os projetos foram redigidos pelo relator da comissão, deputado Sarney Filho (PV-MA).

Ao longo de 1 ano e 7 meses de trabalho, a CPI realizou 56 reuniões ordinárias, das quais 47 audiências públicas. O relatório final recomenda ao Ministério Público o indiciamento e a investigação de 84 pessoas e empresas, 81 delas por suspeita de envolvimento em crimes ambientais e 3 por terem mentido em seus depoimentos.

Prioridades de votação

Além dos dois projetos elaborados pela comissão, Sarney Filho recomendou a aprovação de outras oito propostas que tramitam na Câmara. O aumento das penas para crimes contra a fauna e a tipificação de crimes como os de biopirataria e do comércio de peixes ornamentais em grande escala são algumas das medidas previstas nessas matérias.

Voltar ao topo