Cai índice de inflação usado para reajuste de tarifas

Rio de Janeiro – Os preços medidos pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) tiveram alta de 0,27% em fevereiro. Com o resultado, a inflação deste mês ficou menor que a de janeiro, que foi de 0,5%. O índice, calculado pela Fundação Getúlio Vargas, é usado como referência para o reajuste da maior parte das tarifas de serviços públicos privatizados, como luz e telefone.

Com o último resultado, a inflação dos últimos 12 meses ficou em 3,95% pelo IGP-M. Todos os componentes do índice tiveram elevação menor. O destaque foi o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que teve alta de 0,81% em janeiro e de 0,43% em fevereiro.

A desaceleração foi puxada principalmente pelos grupos Vestuário, que teve queda de 2,19%. Outro fator que contribuiu foi Educação, Leitura e Recreação, com alta pequena de 0,67%.

O Índice de Preços por Atacado (IPA) subiu 0,21% em fevereiro. No mês anterior, a elevação havia sido de 0,4%. Também o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) mostrou declínio da taxa. A variação foi de 0,26%, contra 0,45% em janeiro.

Voltar ao topo