Cai expectativa de inflação no atacado e no varejo

A expectativa dos analistas do mercado quanto à inflação deste ano, tanto no varejo quanto no atacado, teve queda, de acordo com o Boletim Focus, distribuído hoje pelo Banco Central. Para os especialistas, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve encerrar 2005 em 5,70% e não mais em 5,74%, como previam na semana passada.

Mesmo assim, a expectativa permanece acima da meta de inflação do Conselho Monetário Nacional (CMN), de 4,5%, ajustada pelo BC para 5,1%. A redução decorre basicamente da perspectiva de queda para o IPCA deste mês, cuja estimativa era de 0,65% e caiu para 0,60%, e deve descer mais um pouco, no mês que vem, para 0,44%.

Há três semanas, a perspectiva também é de queda no mercado atacadista. O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) no ano, estimado em 6,20% na semana anterior, caiu para 6,10%; e o Índice Geral de Preços ? Disponibilidade Interna (IGP-DI) desceu de 6,15% também para 6,10%.

A projeção para os preços administrados (combustíveis, energia elétrica, telefonia e outros) é de reajustes acumulados de tarifas em 7,03% no ano, ligeiramente acima dos 7% citados até então.

O Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica da Universidade de São Paulo (IPC-Fipe) também estima aumento anual da inflação: de 5,41%, na semana passada, para 5,44%.

Voltar ao topo