Cade aprova fusão das redes Pão de Açúcar e Paes Mendonça

No último dia do esforço concentrado para limpar a pauta de julgamentos, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou hoje, sem restrições, a fusão entre as redes de supermercados Pão de Açúcar e Paes Mendonça nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A operação foi realizada em maio de 1999.

Apesar de não ter encontrado risco de dano à concorrência com a compra do Paes Mendonça pelo Pão de Açúcar, o Cade fez recomendações às empresas e também à Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça e à Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda, com o objetivo de evitar que eventuais novas fusões possam prejudicar a concorrência no mercado varejista.

De acordo com as recomendações, o Pão de Açúcar deverá contratar periodicamente auditorias independentes para avaliar os impactos da fusão a partir da evolução dos preços dos produtos aos consumidores. E as secretarias do poder Executivo deverão instaurar procedimentos para analisar o mercado varejista no País, recolhendo dados (inclusive os fornecidos pelas auditorias) que servirão de parâmetros para os julgamentos de futuras fusões no setor.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna