Bush defende acordos com Colômbia, Peru e Panamá

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, defendeu o presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, e pediu ao Congresso dos EUA que aprove os tratados de livre-comércio com a Colômbia, Peru e Panamá. "O presidente (Uribe) está aqui para falar sobre seus antecedentes. São bons antecedentes," disse Bush aos parlamentares, aos quais agradeceu pela oportunidade de terem escutado Uribe.

Uribe agradeceu o apoio financeiro dos EUA e afirmou que seu governo tem três prioridades: consolidar a segurança democrática; criar mais confiança na Colômbia para os investimentos e cumprir metas sociais importantes. Ele explicou seu plano de "segurança democrática" se chama assim porque seu objetivo é garantir a segurança dos partícipes da cena política colombiana, inclusive da oposição.

Bush afirmou que o Congresso deve aprovar os tratados de livre-comércio com a Colômbia, Peru e Panamá porque "são parte do interesse" dos EUA, como uma demonstração de que o país apóia "as democracias do mundo." Segundo Bush, tratados como esses têm "implicações estratégicas," para os Estados Unidos. "A aprovação dos tratados é um sinal aos governos sul-americanos de que nós apoiamos as nações que estão dispostas a tomar decisões difíceis para beneficiar aos seus povos," declarou Bush. "É muito importante para essa nação estar ao lado das democracias que protegem os direitos humanos e a dignidade humana, a democracia com respeito às leis," disse Bush.

Voltar ao topo