Zuanazzi afirma que Congonhas pode continuar recebendo aeronaves grandes

Brasília – O aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, é seguro e oferece plenas condições para que os modelos de aviões utilizados nesta quinta-feira (2) continuem pousando e decolando, segundo o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi. Mesmo reconhecendo limitações como a extensão das pistas e os transtornos causados aos moradores da vizinhança, Zuanazzi afirma que o aerporto está em boas condições.

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo no Senado, Zuanazzi afirmou que a pista também está em boas condições. Mesmo sem ranhuras na pista para aumentar o escoamento de água – o chamado grooving.

Ele afirmou que, após reformas rencentes, o aeroporto atingiu os melhores índices de aderência das pistas já registrados pela Infraero. Segundo ele, antes da reforma, alguns trechos da pista chegavam a registrar um índice de 0,42. Os parâmetros internacionais prescrevem um número de 0,5 como referência de segurança. De acordo com Zuanazzi, com a conclusão das obras, este índice saltou para 0,6.

Voltar ao topo