Virgílio ameaça governo federal, diz prefeito de BH

O prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), disse, na quinta-feira, que a insistência do deputado federal Virgílio Guimarães (PT-MG) em lançar uma candidatura avulsa (sem apoio oficial da bancada) a presidente da Câmara dos Deputados representa risco para o governo Lula. Apesar de ter apoiado Vigílio Guimarães na disputa interna do partido, que terminou com a escolha de Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) como o candidato oficial, o prefeito sugere cautela ao deputado mineiro.

Belo Horizonte – "Eu vejo com muita cautela a postulação do deputado Virgílio Guimarães. Fui aliado do deputado de primeira hora na disputa dentro do partido, mas nesse momento me parece que entramos numa zona de alto risco. Se a candidatura avulsa representar algum dano ao governo Lula, isso tem que ser repensado, reavaliado. Não podemos, nesse momento, colocar em risco o nosso projeto nacional, o projeto do governo do presidente Lula, em nome do que quer que seja", disse Pimentel.

Já o vice-presidente do PSDB, senador Eduardo Azeredo (MG), afirmou que o partido pretende apoiar o nome indicado pelo PT para a presidência da Câmara dos Deputados. Segundo ele, os tucanos não vão agir como agiram os petistas em São Paulo, que ajudaram a derrotar Ricardo Montoro, o escolhido do prefeito José Serra (PSDB) para a presidência da Câmara.

O governador do Paraná, Roberto Requião, disse, ontem, em São Paulo, que se fosse deputado votaria em Luiz Eduardo Greenhalgh (PT) para a presidência da Câmara dos Deputados. Único dos seis governadores do PMDB a participar da primeira reunião de governadores do partido em 2005, Requião ressaltou que o PMDB até poderia pensar em lançar candidatura própria, mas este é um movimento muito difícil de acontecer agora. "Eu votaria no Greenhalgh, um excelente sujeito e pessoa corretíssima", disse. O governador do Paraná destacou que estaria ao lado de um eventual candidato do PMDB, caso o partido lançasse candidatura. No entanto, como isso não vai acontecer, Requião defende que o PMDB apóie o melhor candidato que se apresenta para a presidência da Câmara, Greenhalgh.

O ex-governador Orestes Quércia, presidente estadual do PMDB, afirmou que o partido respeita muito o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh, mas ressaltou que o apoio do partido depende de discussão interna. Para Quércia, há casuísmo no pedido que o PT fez para que se firme entre todos os partidos o pacto de respeito de proporcionalidade para a formação das mesas diretoras do Congresso.

Voltar ao topo