Não é bem assim...

Vídeo viraliza e coloca ‘medo’ nas mulheres em fazer mamografia

Mamografia não é causadora de câncer e deve ser feita anualmente, por mulheres acima dos 40 anos.
Mamografia não é causadora de câncer e deve ser feita anualmente, por mulheres acima dos 40 anos. Foto: Arquivo Tribuna

Um vídeo que viralizou no Whats App, na semana passada, assustou várias mulheres em relação a fazer a mamografia e realizar exames de raio-x dentários, sob o risco de ficarem suscetíveis ao câncer de tireoide. A Tribuna do Paraná conversou com um especialista em cancerologia e mastologia, que alertou que o risco de desenvolver câncer, por ficar exposto a este tipo de radiação, é praticamente nulo. Por isto, ninguém deve deixar de fazer radiografias dentárias e as mulheres, muito menos, deixar de fazer a mamografia anualmente.

Nas imagens do vídeo, uma moça conta que assistiu uma reportagem do Doutor Drauzio Varella na televisão, explicando que a quantidade de mulheres com câncer de tireoide aumentou, nos últimos anos, provavelmente pela exposição da tireoide durante radiografias dentárias e mamografias. Isto porque, segundo a moça, os radiologistas deveriam oferecer, além do colete plumbífero, o protetor de tireoide. No entanto, diz a jovem, se o paciente não solicitar, os radiologistas não costumam oferecem o protetor. Assista ao vídeo abaixo:

Mito?

O médico José Clemente Linhares, especialista em cancerologia e mastologia, explica que é verdade sim que a radiação está relacionada ao surgimento do câncer. No entanto, ele ressalta que a quantidade de radiação de uma radiografia é tão pequena, que é incapaz de se causar um câncer no paciente. A radiação é menor ainda que a dos raios solares, por exemplo.

A opinião do médico está baseada num artigo, publicado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, que concluiu que não é necessário usar o protetor de tireoide e, por este motivo, os radiologistas não oferecem o acessório se a paciente não solicitar. Em alguns casos, o protetor pode até interferir na mamografia, fazendo com que o exame tenha que ser repetido.

Com isto, as mulheres podem fazer mamografia anualmente e mais quantas radiografias dentárias forem necessárias, com tranquilidade, pois estes exames não serão motivo para um câncer de tireoide.

“Reto”

O médico ainda explicou que o raio emitido durante o raio-x dentário ou a mamografia é “reto” e por isto a dispersão dele para outros órgãos do corpo é mínima. Corresponde a menos de 1% da radiação que é direcionada às mamas, durante a mamografia, por exemplo.

“Já no caso dos médicos, é diferente. É necessário que usem o colete com o protetor, pois há alguns tipos de exames que fazemos nos pacientes com o raio-x em funcionamento. Exemplo disto é o cateterismo cardíaco”, explica o especialista.

 

Mamografia anualmente após os 40

Há anos, aconselha-se que toda mulher após os 50 anos faça a mamografia anualmente. Isto porque, geralmente, é após esta idade que surge o câncer de mama. No entanto, aqui no Brasil, os médicos estão aconselhando as mulheres a já começar a fazer o exame já a partir dos 40 anos.

“Cerca de 30% dos casos de câncer de mama que atendo no Hospital Erasto Gaertner são de mulheres entre 40 e 50 anos. É uma realidade específica do Brasil, pois nos Estados Unidos e Europa, o risco continua maior após os 50. Mas ainda não sabemos exatamente quais são os motivos pelos quais a doença tem se manifestado mais cedo por aqui”, explicou Linhares.

O médico explica que o câncer de mama é multifatorial, ou seja, há vários motivos relacionados ao seu surgimento. Apenas 10% tem origem hereditária. Os outros 90% tem uma gama enorme de motivos associados.

Campanha Outubro Rosa na ACP

Nesta segunda-feira (10), a Associação Comercial do Paraná (ACP) fará uma programação toda especial em sua sede (Rua XV de Novembro, 621, 8.º andar, centro de Curitiba) voltada ao Outubro Rosa, a campanha de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

O evento terá cortes de cabelos gratuitos para confecção de perucas, encontro de motocicletas Harley Davidson, Desfile das Vitoriosas, palestras e orientações gratuitas de especialistas, entre outras atrações e atividades.

Confira aqui a programação completa.