Vacinação para idosos deve superar OMS

Rio (AE e ABr) – Com o slogan "Viva melhor – Vacine-se contra a gripe", o Ministério da Saúde espera atrair 11 milhões de pessoas com 60 anos ou mais para os quase 74 mil postos de vacinação espalhados pelo País. A campanha começa no próximo dia 24 de abril, vai até 5 de maio e a vacina é gratuita. Ao participar ontem do programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, o secretário de Vigilância e Saúde do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, disse que a meta para este ano é vacinar 70% dos cerca de 16 milhões de idosos no País, mas que "os resultados obtidos na campanha do ano passado foram tão significativos que o Brasil ficou com uma das mais altas coberturas do mundo".

Segundo Barbosa, 86% dos idosos brasileiros foram vacinados contra a gripe em 2005, enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendava aos países desenvolvidos que vacinassem contra a gripe pelo menos 75% de seus idosos. Ele explicou que a vacina é oferecida sempre no fim de abril e início de maio, para que a pessoa esteja protegida até os meses de junho, julho e agosto, período em que a circulação do vírus da gripe é mais comum no Brasil.

Ainda no programa, Jarbas Barbosa destacou que o Brasil foi o primeiro país na América Latina a incorporar a vacina contra o rotavírus no calendário de vacinação pública. A vacina está disponível nos postos de saúde e deve ser aplicada em duas doses, aos dois e quatro meses de idade.

O secretário reiterou que as crianças maiores que não são vacinadas também se beneficiam, porque a circulação do vírus é reduzida no grupo mais vulnerável.

Voltar ao topo