Tião Viana quer ‘pacificar’ Senado e aprovar CPMF

O presidente interino do Senado, senador Tião Viana (PT-AC), que está substituindo no cargo o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) – licenciado por 45 dias -, afirmou, em declaração divulgada pelo programa "Bom dia, Brasil", da TV Globo, que pretende "pacificar" as relações entre os parlamentares e criar as condições para a votação da emenda constitucional que prorroga até 2011 a vigência da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Tião Viana disse que sua primeira providência foi a de chamar os líderes de todos os partidos políticos para uma reunião amanhã. "Já convidei (os líderes) para uma reunião na terça-feira (16), quando vamos discutir o distensionamento da Casa, a pacificação das relações políticas.

Os líderes da oposição, porém, querem prioridade para o que chamam de "pauta ética", que inclui a votação da proposta de extinção do voto secreto e dos processos em que Calheiros é acusado de quebra do decoro parlamentar. A previsão é de que a Mesa Diretora do Senado decida hoje se envia ou não ao Conselho de Ética a quinta representação contra Calheiros, na qual ele é acusado de mandar um assessor espionar senadores com o objetivo de constatar suposta prática de irregularidades e, depois, chantageá-los.

Voltar ao topo