Sobe para 27 o número de mortos no Espírito Santo

Subiu para 27 o número de mortos no Espírito Santo por conta das chuvas que atingem o Estado há uma semana. Dos 60 municípios capixabas, 52 foram afetados pelas chuvas, que deixaram 61.379 desalojados. As mortes ocorreram em seis cidades: Baixo Guandu (9), Barra de São Francisco (2), Colatina (8), Domingos Martins (1), Itaguaçu (6) e Nova Venécia (1).

De acordo com a Defesa Civil do Estado, voltou a chover forte Barra de São Francisco e Rio Bananal, áreas que já haviam sido atingidas anteriormente. Moradores que já estavam retornando para suas casas tiveram de buscar abrigo em alojamentos e casas de amigos e parentes.

Entre os desalojados, 5.689 pessoas estão acolhidas em abrigos e 55.690estão em casas de pessoas próximas. De acordo com o último boletim divulgado, “o levantamento das pessoas afetadas continua prejudicado pela dificuldade de acesso a muitas localidades, algumas totalmente isoladas pela intensa inundação, sem comunicação, água potável e energia elétrica”.

Exército

Duzentos e trinta soldados do Exército foram enviados do Rio para o Espírito Santo. Os militares participam desde esta quarta-feira, 25, de ações de socorro às vítimas de alagamentos na Grande Vitória e em cidades do interior capixaba.

Além dos soldados do Rio, o Exército está apoiando a Defesa Civil desde a semana passada com 43 militares do 38.º Batalhão de Infantaria, em Vila Velha. No total, são 273 militares.

Das 56 viaturas usadas pelo Exército no Estado, 13 são empregadas na construção de uma ponte com estrutura metálica na Rodovia ES 080, entre as cidades de Vila Velha e Pancas. O Exército também enviou um helicóptero “Pantera”, botes e barracas.

No domingo, 22, 72 soldados da Força Nacional de Segurança já haviam chegado a Vitória. O Corpo de Bombeiros do Rio também enviou 20 soldados.

No Rio, boletim divulgado pela secretaria estadual de Assistência Social informa que cerca de 200 pessoas permanecem em abrigos em decorrência das chuvas do início de dezembro.

Durante o feriado de Natal, não houve ocorrências graves. Algumas cidades, porém, continuam em estado de alerta. Em Macaé foi registrado o maior número de desabrigados: 105 pessoas permanecem em dois abrigos, no Estádio Municipal e em um prédio vazio, anteriormente destinado ao acolhimento de crianças. Essas famílias perderam suas casas.