Simon sugere nome de Requião para vice de Lula

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) rejeitou hoje uma suposta indicação para ocupar a vice-presidência na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sugeriu o nome do senador Roberto Requião (PMDB-PR) para a vaga. Ele reconhece que a aproximação entre PMDB e PT é ?viável?, mas disse que ele “não tem condições para ser vice?. “Se o PMDB o apoiasse [Lula], seria uma revolução?, afirmou. “Além disso, ele (Lula) teria governabilidade», completou o senador.

Simon disse que não vê barreira ideológica que impeça uma futura coligação entre os dois partidos. “Os eventuais problemas que existam com o Quércia são relativos ao PMDB. A aliança do PT não é com o Quércia, é com o PMDB paulista e nacional, é diferente», disse o senador. Simon voltou a criticar a cúpula do PMDB, que fechou a aliança com o PSDB, ao dizer que os dirigentes do partido ainda não conseguiram costurar uma aliança interna e que estão jogando o problema para o último instante, ou seja, deixando a decisão para a convenção do próximo dia 15 de junho, em Brasília.

Segundo ele, o número de peemedebistas descontentes com a aliança do partido com o PSDB aumentou. “Eles preferiram se fechar em torno de si do que procurar as demais tendências do PMDB», afirmou Simon. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) defendeu hoje que o vice de Lula seja do PT. Ele solicitou à direção de seu partido a realização de uma pesquisa eleitoral em todo território nacional para escolher um nome para a vaga. ÉPrecisamos saber qual nome fortalecerá a candidatura dele», afirmou Suplicy.

Após ter disputado as prévias do PT com Lula, Suplicy viu, apesar da derrota, seu nome ganhar espaço dentro partido. O senador chegou a ser cotado para substituir o deputado José Genoino (PT-SP) como candidato ao governo de São Paulo. Suplicy, no entanto, nega que sua sugestão tenha como objetivo se favorecer para que seja escolhido candidato ao governo. “Isso é uma questão que deve ser decidida entre o partido e o candidato””, disse o senador. Genoino venceu a prévia que indicou o pré-candidato do PT ao governo paulista. (Fonte: Correio Web/FolhaNews)

Voltar ao topo