Servidores protestam e distribuem galinhas

Brasília

(AE) – Funcionários da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) patrocinaram ontem um protesto no gramado da Esplanada dos Ministérios. Em plena hora do almoço, um caminhão estacionou no meio do gramado para distribuir 4 mil galinhas a servidores públicos. A doação fez parte da paralisação de um dia dos funcionários da Embrapa, em todo o País, em protesto contra o reajuste salarial de 2% e a liberação, neste ano, de apenas 15% do orçamento de custeio que, segundo organizadores da paralisação, estaria prejudicando as pesquisas da empresa.

Garçons, seguranças, servidores de limpeza e até engravatados acompanharam o protesto e se beneficiaram com a distribuição das aves. O plano inicial dos organizadores do protesto era entregar somente uma ave para cada pessoa, mas houve quem saísse carregando até 15 galinhas.

As aves eram especiais, resultado de pesquisa de seleção de linhagem feita pela Embrapa durante 30 anos, que garantiu aumento de produtividade com menor custo. Segundo o diretor de assuntos jurídicos e previdenciários do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa Agropecuária, Valter Endres, essas galinhas produzem 330 ovos por ano, 75 a mais do que produziam no início da pesquisa.

Voltar ao topo