Serra defende mudança na política de preços adotada pela Petrobrás

O candidato do PSDB à presidência da República, senador José Serra (SP), condenou hoje  durante encontro da Frente Nacional de Prefeitos, que está sendo realizado em Vitória (ES), a política de preços adotada pela Petrobrás. ?Os aumentos que estão ocorrendo no gás e na gasolina são abusivos?, disse. Serra afirmou que, se eleito, pretende mudar essa política de preços. ?Aumentos lá fora vão ser ponderados pela participação que o gás importado tem no consumo doméstico?, afirmou. 

Durante o encontro em Vitória, terra de sua vice, a deputada Rita Camata (PMDB), que também participou do evento, Serra argumentou que a maior parte do gás consumido no País é produzido aqui mesmo. ?Se o preço aumenta muito lá fora, não pode aumentar na mesma proporção aqui, porque nosso gás é em reais não é em dólar.? Das sete milhões de toneladas de gás consumidas no Brasil, cinco milhões são de produção nacional, segundo o presidenciável.

?Algo parecido está acontecendo com a gasolina?, alertou. ?Esse é procedimento incorreto da Petrobrás que prejudica os consumidores.?  O candidato tucano disse ainda que o aumento dos custos de transporte fora do País são incorporados duas vezes no preço do produto aqui.

?O transporte é cobrado duas vezes para o gás que vem de fora e uma vez para o gás que vem de dentro?, disse Serra. ?De alguma maneira, a Petrobrás retira dos consumidores cerca de R$ 1 bilhão só no que se refere ao gás de cozinha?, afirmou.

?Também temos que fazer estabilização para impedir essa flutuação. Isso não tem cabimento, a Petrobrás tem de mudar essa política.?

Voltar ao topo