Secretário da CNBB reza missa em memória de cardeal

O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), d. Raymundo Damasceno Assis, rezou hoje, em Brasília, missa em memória do cardeal d. Lucas Moreira Neves, que morreu ontem (08), em Roma.

Durante a missa, o cardeal contou que d. Lucas já estava com a saúde fragilizada quando recebeu, em 1998, convite do papa João Paulo II para o cargo de prefeito da Congregação para os Bispos. ?Um desejo do papa é uma ordem para mim?, comentou o cardeal.

Desde setembro de 2000, o cardeal brasileiro estava afastado da função de indicar ao papa os nomes para a escolha dos bispos no mundo inteiro. Três meses atrás, em Roma, d. Raymundo encontrou-se pela última vez com o cardeal. ?Ele estava vivendo sem nenhum cargo, sem nenhuma compensação humana, mas plenamente na fé?, relatou d. Raymundo na missa, na capela da CNBB.          ?O amigo d. Lucas está gozando da visão de Deus na eternidade?, disse, sustentando que a morte representa apenas o fim da vida terrena e é um passo para que a pessoa passe a viver ?definitivamente? junto de Deus. O secretário-geral da CNBB observou que o cardeal morreu no dia em que a Igreja comemora o nascimento de Nossa Senhora.

Voltar ao topo