SC já registra três mortos em decorrência das chuvas

Com a morte de um bebê de três meses e 28 dias na cidade de Massaranduba, na região Norte de Santa Catarina, já chega a três o total de mortes provocadas pelas constantes chuvas dos últimos cinco dias no Estado. Andressa Wendorf era uma das filhas gêmeas de Adelino e Adriana. Na noite de ontem, o casal saia de casa para fugir de um alagamento e, ao tentar passar por um córrego, foi surpreendido pela força da água. A criança foi arrastada e só foi localizada minutos depois em meio a um matagal, sem vida.

Na mesma região, em Jaraguá do Sul, um funcionário de uma construção morreu na quarta-feira ao ser atingido por um raio. Em Florianópolis, a vítima foi o garoto Guilherme Demarch, de 8 anos. Na localidade de Ribeirão da Ilha, ele foi observar a correnteza de um córrego que passa nos fundos da casa de seu pai, escorregou e foi levado pelas águas. Seu corpo foi encontrado cerca de 50 metros do local onde caiu.

Dezenas de cidades catarinenses foram castigadas pela chuva que caiu na madrugada de hoje. A cidade de Mirim Doce, no Alto Vale do rio Itajaí, está com todos os seus acessos bloqueados por alagamentos e transbordamentos de rios. Até o início da tarde, a cidade se mantinha sem energia elétrica e telefone. Bombeiros e agentes da Defesa Civil dos municípios vizinhos de Taió, Rio do Sul e Pouso Redondo tiveram acesso à cidade por meio de barcos, para atender aos pedidos de resgate de famílias ilhadas.

Na Grande Florianópolis, as principais ruas da luxuosa praia de Jurerê Internacional e de Canasvieiras e Ingleses amanheceram alagadas. Algumas localidades se mantinham inacessíveis até o início da tarde. No Litoral Norte do Estado, a cidade portuária de São Francisco do Sul também está isolada.

Alagamentos e a queda de partes de duas pontes na BR-280 impedem o tráfego de veículos. Em Palhoça, no Morro dos Cavalos, o quilômetro 220 da rodovia, na faixa Norte/Sul, está interditado parcialmente e flui em meia pista por causa de uma queda de barreira. Outras dez estradas no Estado tem o fluxo de veículos comprometido, por alagamentos e por deslizamento de barreiras sobre a pista.

Emergência

O número de cidades atingidas pela chuva já chega a 43. Pelo menos 12 mil pessoas estão fora de suas casas. A Defesa Civil do Estado anunciou que 400 mil catarinenses sofreram algum tipo de dano por causa da chuva.

Em situação de emergência estão 25 municípios. Jaraguá do Sul, no Norte, está entre os que deverão decretar calamidade pública ainda hoje devido a gravidade dos danos causados pelas águas. Um helicóptero da Polícia Militar (PM) de Joinville foi deslocado para Jaraguá para ajudar no resgate de vítimas.