Rebelião termina com dois agentes baleados em SE

Uma rebelião no presídio Senador Leite Neto, em Nossa Senhora da Glória (126 km de Aracaju), terminou no fim da manhã de hoje após familiares de presos e agentes penitenciários ficarem reféns por cerca de 24 horas. Dois agentes foram baleados ontem, mas já receberam alta, e não houve mortos.

Dos 120 reféns tomados no início da ação, 70 haviam sido liberados até esta manhã. Os demais foram liberados no início da tarde. Não houve mais feridos.

A rebelião começou com uma tentativa frustrada de fuga. Segundo a Polícia Militar, presos aproveitaram o horário de visitas para render agentes e tentar fugir pela porta principal.

Houve troca de tiros e dois agentes foram baleados. Tércio Oliveira, atingido na coxa, e José Fernandes Almeida, no braço, foram encaminhados ao Hospital de Urgência de Aracaju e já receberam alta.

De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça, o movimento foi encabeçado por cerca de cem presos de uma ala do presídio que conta, no total, com 420 internos. Armas e churrasco

Os detentos atearam fogo no setor administrativo, incendiaram uma motocicleta e um carro – de propriedade de funcionários – e se apoderaram de armas guardadas no presídio. Até um churrasco foi organizado durante a rebelião, segundo a secretaria.

 

Durante as negociações, que se iniciaram na noite de ontem e foram retomadas na manhã de hoje, os presos reivindicaram um local para receber visitas íntimas e protestaram contra a superlotação na unidade.

 

Para a Polícia Militar, a rebelião não tinha uma causa. “Tratava-se de um plano de fuga e, no decorrer das negociações, os presidiários começaram a fazer exigências”, afirma o capitão Charles Victor.

A Secretaria de Justiça afirmou que fará um levantamento dos estragos causados durante a ação e também do número de armas que foram devolvidas. A pasta não soube informar quantas armas eram mantidas no prédio.

Voltar ao topo