Raio mata duas pessoas durante temporal em Itanhaém-SP

Duas pessoas morreram e uma ficou ferida ontem com a queda de um raio durante uma festa de confraternização, em uma chácara na zona rural de Itanhaém, no litoral de São Paulo. O grupo participava de um churrasco no bairro Equitação, quando o temporal começou. Ricardo da Silva Mascarenhas, de 29 anos, e Manoel Zozinho de Brito, de 56, morreram na hora. A esposa de Manoel, Ana da Silva Carreiro, foi internada no Hospital de Itanhaém, onde ficou internada, mas hoje já recebeu alta.

A irmã de Manoel, ainda bastante assustada, contou que chovia forte e o irmão, que estava próximo de Ricardo, portava uma faca na cintura, como sempre fazia. "Eu acredito que o metal da faca atraiu o raio", afirmou. O vizinho da família, Paulo de Almeida, que também participava da festa, afirmou que o temporal caiu de repente. Ele diz que na zona rural ninguém se preocupa muito em instalar pára-raios, como acontece na cidade. "Mas agora, depois dessa tragédia, a gente já começa a pensar em proteção".

Depois do acidente, a Defesa Civil do município pretende orientar a população a se proteger dos raios, especialmente na área rural, onde não existem equipamentos de proteção. Mesmo contando com pára-raios, os acidentes também acontecem na zona urbana, sobretudo nas praias. A orientação que os órgãos municipais costumam passar durante o verão, quando os temporais são mais comuns, é para que as pessoas se afastem das praias e evitem se proteger sob as árvores.

Voltar ao topo