Presos supostos integrantes do Comando Vermelho

A polícia do Rio de Janeiro prendeu cinco traficantes apontados como integrantes do segundo escalão do Comando Vermelho, uma das maiores facções criminosas do Estado. Quatro dos presos havia fugido de favelas ocupadas por forças de segurança nos últimos anos, como o Complexo do Alemão, na zona norte.

Entre os presos, está o traficante Marcelo da Silva Soares, o Macarrão, que abandonou o Alemão em novembro do ano passado, quando a comunidade foi ocupada pelo Exército. Na fuga, ele deixou para trás uma perna mecânica, que foi encontrada pela polícia. Contra ele, havia 11 mandados de prisão.

Os outros criminosos foram identificados como Magno Fernando Soeiro de Souza, o Magno da Mangueira; Jorge Alexandre Cândido Maria, o Sombra, apontado como homem de confiança do traficante Fernandinho Beira-Mar; Rodrigo Barbosa Marinho, o Rolinha, do Complexo do Alemão; e Marcelo Bastos Fernandes, o Ratinho, do Morro da Providência, na região central do Rio.

Os traficantes atuavam nas favelas de Manguinhos e Jacarezinho, e foram encontrados dentro das instalações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na mesma região.

Segundo a delegada Valéria de Aragão, responsável pela investigação, os traficantes contavam com a ajuda de um funcionário da instituição para se esconder das operações policiais nas comunidades.

O homem que permitia a entrada e permanência dos criminosos nas instalações da Fiocruz, Marcelo Cardoso, também foi preso. A instituição informou que ele é prestador de serviços de manutenção e funcionário de uma empresa terceirizada.

Segundo a chefe da Polícia Civil do Rio, Martha Rocha, a Secretaria de Segurança vai solicitar a transferência imediata dos traficantes para presídios federais de outros Estados.