Presidente diz que Congresso Nacional tem ajudado o País

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou ontem, em seu programa semanal de rádio Café com Presidente, a aprovação da Medida Provisória 255, que incorpora artigos da MP 252, conhecida como MP do Bem. "Significa que o Congresso tem ajudado o país", disse. "Muitas vezes, eu vejo manchetes e mais manchetes tentando mostrar uma guerra entre o Congresso e o Poder Executivo", apontou. "Primeiro que as divergências existem porque nós vivemos num país democrático."

Segundo o presidente, o país aprendeu a conviver com a democracia. "Aprendemos a conviver com a imprensa livre, com as oposições, com movimento sindical, com movimento social." Lula afirma que o "Congresso muitas vezes diverge, mas na hora de votar, o Congresso sabe que ele tem que dar uma contribuição para a sociedade".

Lula destacou que tem se dirigido à população para falar sobre a economia, mostrando que o país vai bem, e o que está sendo feito vai permitir que o Brasil continue crescendo. "Eu tenho falado sistematicamente para lembrar ao povo que a nossa economia está crescendo, as exportações estão crescendo bem. Abrimos novos mercados, além de estarmos crescendo acima da média internacional, e estou certo de que as bases, a sustentabilidade do que estamos fazendo vai permitir que o Brasil continue crescendo muito mais, e o que é importante, crescer com a inflação baixa".

O presidente destacou também que a 4.ª Cúpula das Américas é importante para a troca de experiências entre os países da América Latina, Canadá e Estados Unidos. A cúpula, que começa sexta-feira no balneário argentino de Mar del Plata, tem como principal assunto a ação de empregos, e o papel dos governos na promoção do desenvolvimento. "É importante, porque vai ser uma espécie de troca de experiências. O que está acontecendo em cada país para o crescimento econômico, o que está acontecendo para a geração de empregos, o que está acontecendo para a distribuição de rendas", disse o presidente.

Lula quer apresentar, na Cúpula das Américas, o que deu certo na política econômica brasileira. O presidente elogiou a aprovação da Medida Provisória 255 – que incorpora artigos da medida 252, conhecida como a MP do Bem. Segundo o presidente, a medida estimula o investimento, o que resultará em emprego e mais salário. Durante o programa, Lula ressaltou a eliminação do Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) de empresas que vão exportar mais de 80% de sua produção.

O presidente disse ainda que a nova MP do Bem irá viabilizar o programa PC Conectado, ao isentar de PIS e Cofins computadores de até R$ 2.500. Segundo ele, o computador irá ficar mais barato para a família mais pobre. Segundo o presidente, outro ponto importante na MP do Bem está relacionado à construção civil. "O cidadão que vender a sua casa e comprar outra num prazo de seis meses não tem que pagar imposto, isso vai ajudar muito o mercado imobiliário brasileiro".

Lula citou também a ampliação do Sistema Integrado do Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte (Simples). A nova MP do Bem aumenta a base de empresas que podem ser enquadradas no programa de isenção fiscal.

Voltar ao topo