Presidente da OAB elogia ação na casa do irmão de Lula

"É muito bom para a democracia" o fato de a casa de Genival Inácio da Silva, o "Vavá", irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ter sido vistoriada pela Polícia Federal, afirmou nesta terça-feira (5) o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto. "É um bom sinal para a democracia. Isso é muito bom para a democracia; é bom saber que o irmão da mais alta autoridade da República teve sua casa vistoriada por ordem judicial", afirmou Britto, de acordo com nota distribuída por sua assessoria de imprensa.

A blitz da PF na casa de "Vavá", como é conhecido Genival, foi feita durante a Operação Xeque-Mate, numa busca por documentos supostamente relacionados à máfia dos caça-níqueis. Na avaliação de Britto, a vistoria na casa do irmão de Lula "demonstra ainda que não está havendo interferência do presidente da República nas investigações da Polícia Federal, que precisa ser livre para exercer essa função."

O presidente da OAB fez a ressalva de que a liberdade da PF para investigar "tem que ser exercida dentro dos limites da legalidade, tem que respeitar os parâmetros da garantia do direito de defesa, a garantia do devido processo legal e de não exposição da pessoa em público". E acrescentou: "O lado ruim nessas investigações é a sensação de que a corrupção tomou conta de todos, ao atingir diversos setores como a magistratura, a advocacia e vários outros segmentos que merecem credibilidade, mas há o lado bom de saber que as coisas estão funcionando; é importante passar para a República a idéia de que todos podem ser investigados.

Voltar ao topo