Polícia indicia nove da Via Campesina

O delegado regional de Sant’Ana do Livramento, Othelo Caiaffo, indiciou nove mulheres ligadas à Via Campesina pela invasão de uma fazenda da Stora Enso em Rosário do Sul. No inquérito remetido à Justiça, as militantes dos movimentos ligados à organização foram acusadas de formação de quadrilha, invasão de propriedade, corrupção de menores e desobediência judicial.

 

O conflito que deu origem à investigação policial ocorreu no dia 4 de março do ano passado, quando a Brigada Militar despejou cerca de 500 mulheres que haviam ocupado um terreno de quatro hectares da Fazenda Tarumã e arrancado centenas eucaliptos ainda pequenos para protestar contra as plantações que a empresa sueco-finlandesa estava iniciando no sudoeste do Rio Grande do Sul. A ofensiva também era contra projetos no Congresso propondo a redução da faixa de fronteira do Brasil de 150 quilômetros para 50 quilômetros.

A Via Campesina informou que só vai se manifestar sobre o caso durante a semana, depois de seus advogados tomarem conhecimento dos detalhes do inquérito.