Polícia Federal prende 16 acusados de contrabando no RS e Paraná

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta segunda-feira (4) 16 pessoas acusadas de atuar num esquema de contrabando e extravio de produtos na região da Serra, no Rio Grande do Sul. As prisões fazem parte da operação intitulada Espiral, deflagrada no sábado. Foram expedidos um total de 12 mandados de prisão e 32 de busca e apreensão.

O esquema era investigado havia seis meses. Semanalmente, a quadrilha adquiria produtos de informática, eletroeletrônicos e pneus no Paraguai e os atravessava por via fluvial para o Brasil. Aqui, concluía-se o transporte por terra e os produtos eram distribuídos para empresas da região. Estimativa da PF aponta que o bando movimenta cerca de R$ 1 milhão por mês em mercadoria. Aproximadamente 120 policiais federais e 30 auditores da Receita Federal participam da operação.

No fim de semana, além de cumprir onze mandados de prisão, a polícia efetuou cinco prisões em flagrante. Todas no Rio Grande do Sul e no Paraná. Quanto aos mandados de busca, os sete cumpridos por enquanto resultaram na apreensão de nove veículos, dinheiro, armas e mais de R$ 100 mil em mercadorias.

A PF pretende, hoje, cumprir 25 mandados de busca em 21 empresas situadas nas cidades gaúchas de Caxias do Sul, Farroupilha, São Marcos e São Sebastião do Caí.

Voltar ao topo