Polícia Federal fotografa turistas americanos

Os 230 turistas norte-americanos que desembarcaram ontem no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos, foram fotografados e tiveram suas impressões digitais colhidas por agentes da Polícia Federal. Os policiais atenderam à nova exigência de imigração determinada pelo juiz federal Julier Sebastião da Silva em resposta à decisão do governo americano de exigir a identificação dos turistas brasileiras em visita aos Estados Unidos.

Em seu despacho, o juiz brasileiro diz que considera a decisão norte-americana como um ?ato absolutamente brutal, ameaçando os direitos humanos, violando a dignidade humana, xenófobo e digno dos piores horrores cometidos pelos nazistas?.

A determinação começou a ser cumprida às 5 horas de ontem, com a chegada do primeiro vôo dos Estados Unidos. Agentes federais, com a colaboração de um dactiloscopista, fotografavam e colhiam as impressões digitais. ?Os americanos reclamaram do desconforto de serem obrigados a serem identificados, mas, ao tomarem conhecimento de que o governo de seu País está fazendo o mesmo com os turistas brasileiros, se conformavam?, explicou o delegado Wagner Castilho, da Polícia Federal.

Ontem o desembarque dos norte-americanos sofreu apenas um pequeno atraso, mas os problemas deverão ser maiores nos próximos dias. ?A medida causará muitos transtornos e demora nos desembarques?, prevê o delegado. ?Hoje foi um dia atípico, de pouco movimento. Num dia normal, quando o movimento de desembarque é muito maior, chega a São Paulo uma média de 1.500 turistas.?

Voltar ao topo