Polícia Federal apreende o “Expresso da Droga”

Florianópolis – A Polícia Federal interceptou sábado um ônibus fretado por jovens que viajariam para uma festa rave em São Paulo. Antes que o veículo saísse de Balneário Camboriú, litoral norte de Santa Catarina, a polícia encontrou maconha, cocaína, haxixe, ecstasy LSD, além de dez “cápsulas do vento”. Essa droga está entrando no mercado dos entorpecentes e foi apreendida pela primeira vez no Brasil. Duas pessoas foram presas.

As “cápsulas do vento” são transparentes, do mesmo tipo utilizado em medicamento, contendo pequena quantidade de um pó branco. Há suspeitas de que sejam cristais de LSD (ácido lisérgico) misturados a uma substância utilizada na composição de veneno de rato. Cada uma é vendida a R$ 50,00. Segundo o Thiago Giavarotti, da Polícia Federal de Itajaí, as cápsulas foram enviadas ontem, para Florianópolis, onde será feita a análise do material. De composição ainda desconhecida, cada cápsula – diluída em água – pode provocar euforia em até três pessoas por período ainda indeterminado.

Giavarotti acrescentou que, provavelmente, a “cápsula de vento” está sendo produzida na região Sul e haveria grande procura por essa droga em São Paulo e Rio de Janeiro. A operação da Polícia Federal foi desencadeada após denúncia de que haveria grande quantidade de drogas na excursão. Rodrigo dos Passos Simeoni, de 25 anos, residente na cidade, estava com 10 cigarros de maconha, uma trouxinha de cocaína e as 10 cápsulas do vento. Em poder de Lucas Nunes Barbosa, 28 anos, de São José do Rio Preto (SP), os policiais encontram uma pedra de haxixe, três comprimidos de ecstasy e 44 micropontos de LSD (ácido lisérgico). Outras duas pessoas levavam pequena quantidade de maconha.

A apreensão em Balneário Camboriú fez parte da Operação Ventania, iniciada na sexta-feira à noite para prender acusados de envolvimento com tráfico de drogas no litoral norte catarinense. Na sexta-feira, Alex Sander da Silva Ribeiro, de 25 anos, foi preso quando entregava a um suposto comprador 86 comprimidos de ecstasy, no bairro Cabeçudas, em Itajaí.

No final da tarde de sábado, em uma barreira no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da BR-101, em Barra Velha, a operação interceptou Maurício Alves, 42, e a paraguaia Emilce Bogado Ortiz, 36 anos, que transportavam 12,8 kg de cocaína. A droga estava no porta-luvas do Fiat Pálio, placas AJN-1660 (Curitiba). Na seqüência, foi preso no Terminal Rodoviário de Itajaí, Jefferson Ricardo Vanzuita, 18 anos, com 2,3 kg de cocaína.

Voltar ao topo