Polícia faz operação contra táxis e câmbio irregulares em aeroporto do Rio

Rio de Janeiro – A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (19) a operação Blecaute para reprimir o serviço ilegal de táxis e o câmbio irregular de dólares no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, zona norte do Rio.

Oito taxistas foram autuados por exercício ilegal da profissão e tiveram os veículos apreendidos. Outras duas pessoas foram encontradas com pequenas quantias de dinheiro e uma delas foi autuada por porte de drogas.

Participaram da operação 85 policiais da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat), com o apoio da Delegacia do Aeroporto Internacional (Dairj) e de outras unidades especializadas da Polícia Civil.

Segundo o titular da Deat, Fernando Veloso, o objetivo da operação é aumentar a segurança do turista que chega ao Rio.

"A principal meta foi identificar pessoas que oferecem serviço ilegal de táxi no aeroporto. São os falsos taxistas, que operam com veículos particulares e oferecem o transporte para a zona sul cobrando preços bem acima das tarifas permitidas pela prefeitura. A origem dessa operação também é evitar ataques a turistas no trajeto do aeroporto à zona sul", afirmou o delegado.

De acordo com ele, esse tipo de operação vai continuar durante a temporada de férias até o Carnaval. "Os guias e motoristas serão identificados e os policiais vão fazer recomendações quanto aos trajetos que eles pretendem utilizar até a zona sul. As medidas são repressivas, mas várias outras medidas têm cunho preventivo", ressaltou Veloso.

Uma primeira etapa da operação Blecaute ocorreu em maio. Na época, 11 pessoas que faziam operações ilegais de cãmbio, os chamados maleiros, foram presas.

Voltar ao topo