Petroleiros planejam protestos após acidente no RJ

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) programou para toda esta semana uma série de mobilizações em protesto ao acidente ocorrido com um helicóptero que transportava 20 trabalhadores, na semana passada em Macaé (RJ), e no qual morreram cinco pessoas. Atos e atrasos de duas horas na entrada do expediente foram realizados na Refinaria de Capuava (Recap), em Mauá, na Grande São Paulo, no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco, e nas unidades da Petrobrás em São Mateus, no Espírito Santo. Os atos foram encerrados com um minuto de silêncio em memória às vítimas do acidente.

Para esta quarta-feira (5), estão programados atos nas unidades do Rio Grande do Norte, na sede da Petrobrás, em Vitória, e nos terminais de Barueri e Guarulhos, na Grande São Paulo. A FUP também está tentando garantir o direito de recusa dos petroleiros de embarcar nas aeronaves disponibilizadas pela empresa.

Entre segunda (3) e terça-feira (4), 28 petroleiros recusaram-se a embarcar nos vôos da BHS que partiriam para as plataformas da Bacia de Campos. Os trabalhadores tomaram a decisão amparados pela cláusula do Acordo Coletivo que garante o Direito de Recusa em situações de risco.

Voltar ao topo