Pernambuco tem 16 cidades em situação de emergência

O número de cidades em situação de emergência por causa da chuva em Pernambuco subiu para 16, segundo boletim divulgado nesta manhã pela Defesa Civil. Duas mortes foram confirmadas no Estado.

Cícero Moraes, de 47 anos, morador da zona rural do município de Jaqueira, na Zona da Mata, morreu na terça-feira devido a um deslizamento de barreira sobre sua casa. Um dia antes, Lídia Almeida Silva, de 21, foi soterrada da mesma forma, no Bairro dos Estados, em Camaragibe.

De acordo com o boletim da Defesa Civil, 4.080 famílias estão desabrigadas (aquelas que precisam ir para abrigos públicos), e outras 8.503 estão desalojadas (abrigadas na casa de amigos ou parentes). Ao todo, 144.532 pessoas foram afetadas pelas chuvas no Estado.

Abastecimento

As chuvas também afetaram alguns sistemas de abastecimento de água da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Uma estação elevatória do Sistema do Prata, localizada em Bonito, foi inundada, causando danos às bombas. O sistema, que é responsável pelo abastecimento de água da cidade de Caruaru, chegou a operar na terça-feira com 40% da sua capacidade reduzida. No mesmo dia, as estações de tratamento de água em Ipojuca e no distrito de Camela também foram afetadas, mas o problema foi resolvido.

No município de Paulista, uma estação elevatória também deixou de funcionar por causa das chuvas. Áreas dos bairros de Maranguape I e Maranguape 0 estão sem abastecimento. A previsão é de que até amanhã a estação volte a funcionar normalmente.

Voltar ao topo